Notícias
Projeto de Lei

Incentivo

Vereadora Adriana consegue aprovar Projeto de Lei que torna Associação idealizadora da Feira É de Livramento como sendo de utilidade pública

08/04/2025 ás 09:31:00

Assessoria
Fonte: Assessoria
Foto por: Assessoria

A Associação é a principal idealizadora da ‘Feira de Agricultura Familiar, Gastronomia e Artes – É de Livramento’

A vereadora da cidade de Nossa Senhora do Livramento/MT, Adriana Campos (PSB), conseguiu na sessão ordinária da semana passada (1/4), aprovação do Projeto de Lei (03/2025) de sua autoria que “declarada de Utilidade Pública Municipal para todos os efeitos legais a Associação Centro de Comercialização dos Produtos É de Livramento – ACCPEDL”. A referida Associação é a principal idealizadora da ‘Feira de Agricultura Familiar, Gastronomia e Artes – É de Livramento’, e que se tornou referencia cultural no município por oferece aos pequenos produtores da agricultura familiar um espaço para exposição e comercialização de produtos com qualidade e responsabilidade.

Fundada em 28 de novembro de 2019, a ACCPEDL iniciou-se o sonho da realização dos eventos através da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento, que após seis anos, se consolidou como um caso de sucesso, apoiando o pequeno produtor e dando uma maior visibilidade aos produtos ofertados. E para comercialização diária dos produtos, foi revitalizado o prédio da antiga casa do doce onde funciona diariamente o Centro de Comercialização de Produtos É de Livramento, com apoio da Associação ACCPEDL.

“São nada menos que 58 famílias associadas e 240 produtos ofertados, demonstrando resultados com mais de seis anos de oferta ao público mato-grossense e até mesmo nacional”, justificou a vereadora sobre a sua proposta aprovada por unanimidade plenária.

Agora, segundo a parlamentar, “a entidade pode fortalecer ainda mais seus trabalhos, ofertando atividades e comercialização de subsistência, recendo o reconhecimento de entidade como sendo de Utilidade Pública Municipal que é de extrema importância diante de seu histórico de ações, atividades e desenvolvimento”.

A proposta da vereadora Adriana foi muito bem aceita pelo prefeito municipal, Thiago Almeida (União). Dois dias depois (3/4), Thiago assinou um ‘Termo de Comodato’ cedendo o prédio do Centro de Comercialização para a Associação ACCPEDL.

Com a formalização do acordo, a associação passa a ter o direito de uso do espaço público, para promover ações voltadas à valorização da agricultura familiar, do artesanato, da gastronomia regional e da cultura local.

"Com essa cessão, oferecemos estrutura e segurança para que a associação continue promovendo feiras organizadas e atrativas, que movimentam a economia e ajudam a preservar nossas tradições”, destacou Almeida.

 

Compartilhe esta notícia!