Seção de atalhos e links de acessibilidade

Vereador Airton quer Grupo Bacuri de Livramento como patrimônio Cultural e Imaterial

Resgate Cultural

  • Publicado em 10/06/2025
  • Atualizado em 16/06/2025

Fonte: Assessoria

Autor: Assessoria

Imagem Principal da Notícia

Legenda: O PL foi lido na sessão ordinária desta terça-feira (3/6) em plenário e seguiu para análises das comissões

Autor da Foto: Assessoria

Tramita na Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento/MT, o Projeto de Lei (PL015/2025) de autoria do vereador Airton Arruda (PT) que declara o Grupo Bacuri como patrimônio cultural e imaterial do município de Nossa Senhora do Livramento/MT. O PL foi lido na sessão ordinária desta terça-feira (3/6) em plenário e seguiu para análises das comissões, e poderá ser votada já na sessão do dia 17 de junho.

Se receber parecer favoráveis das comissões, em especial, de Constituição e Justiça, o PL vai declarar o Bacuri como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, por sua relevância histórica, cultural e social para a identidade local.

Adiante, o Poder Executivo Municipal poderá, mediante disponibilidade orçamentária, apoiar ações voltadas à preservação, promoção, valorização e transmissão dos saberes, práticas e manifestações culturais do Grupo Bacuri.

E, se tudo der certo, a inclusão do Grupo Bacuri no Inventário Municipal de Bens Culturais de Natureza Imaterial será promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, em conformidade com as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

#VereadorAirtonLivramentoMT