Seção de atalhos e links de acessibilidade

Quem foi Gabi da Rancharia que o vereador Amigo 21 quer homenagear com nome de estada?

Histórico do homenageado

  • Publicado em 25/07/2025

Fonte: Assessoria

Autor: Assessoria

Imagem Principal da Notícia

Legenda: Seo Gabie e esposa dona Pavita

Autor da Foto: Divulgação

Recentemente se veiculou a notícia de que o vereador por Livramento, Edmilson Brandão “Amigo 21”, vai homenagear o senhor Bibiano Pereira Leite popular “Gabi da Rancharia”. A homenagem trata de denominar-se como Estrada Gabi da Rancharia - um avia rural municipal lá pelos lados da Morraria, a LT-028. O Projeto de Lei de nº 15/2025 está em trâmite na Casa de Leis e deve ser aprovado brevemente por todos os vereadores.
Mas, quem foi Gabi da Rancharia?
Seo Gabi da Rancharia foi pessoas de grande relevância comunitária, política e jurídica do Município de Nossa Senhora do Livramento. Nascido em 3 de dezembro de 1.914e falecido em 2.005, seo Gabi foi um dos pioneiros da produção rural na região da Morraria, onde viveu toda sua vida na Fazenda Rancharia, por isso é chamado de Gabi da Rancharia. Ele exerceu atividades de pecuarista extensiva e leiteira (tirava diariamente cerca de 250 litros de maneira manual), e com essa produção diversificada abastecia o mercado regional, como por exemplo; o comércio do senhor Salin Nadaf, em Cuiabá.
Por inúmeros anos, seo Gabi manteve um comércio no local que atuava como entreposto para trocas de mercadorias, ponto de integração e desenvolvimento da zona rural.
Casado com Francisca Botelho Leite (dona Pavita) viveu durante toda a sua vida na comunidade, onde teve quatro filhos: Atair “Nonô”, Alzita, Antonieta e Maria Terezinha, além de nove netos, quatorze bisnetos e tataranetos, alguns ainda residentes na “Fazenda Rancharia” e outros distribuídos entre Brasília, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás.
Sua liderança política foi expressiva em Nossa Senhora do Livramento onde foi vereador por duas legislaturas. Aliás, eleição para prefeito e vereadores em Livramento, não se isentava da participação dos figurões da Morraria, e seo Gabi era um deles. Isso tanto aconteceu que nos anais da política temos nomes da Região que governaram Livramento como: José de Lima Barros (1955 a 1959); Vicente Pereira Leite (1973 a 1977); Joeli de Lima Barros (1977 a 1983); Nereu Botelho de Campos (1983 a 1989); João Batista de Almeida (1997 a 2000); e Silmar de Souza Gonçalves (2017 a 2020 e 2021 a 2024), isso somente na história recente.
Seo Gabi foi filiado à antiga UDN e não atuava somente na eleição local. Ele participou ativamente da eleição de seu genro, o também saudoso Milton Figueiredo, como deputado federal por duas vezes, tendo alcançado votação proporcional recorde no município papa-banana. Era também irmão do ex-prefeito Vicente Pereira Leite e avô materno do Dr. Rodrigo Pereira Leite Figueiredo, o que reforça seu vínculo com a história política local e nacional. Rodrigo é aquele ex-secretário Executivo do Ministério das Cidades no segundo mandato do Governo Lula, que muitas obras e recursos direcionou ao município de Nossa Senhora do Livramento numa das três gestões do ex-prefeito Nezinho.
Ah! Em se falando de prestígio, seo Gabi foi responsável pelas primeiras aposentadorias rurais de Livramento - levava os vizinhos até Poconé para poder aposentar. Já dona Pavita fazia a "matula" para a viagem, para que eles pudessem comer em Poconé – e lá ia paçoca de pilão com carne seca e banana madura.
Fidedigno nas conversas e acordos no “fio do bigode”, seo Gabi teve como advogado Dr. Paraná, pai do saudoso Dante de Oliveira. Sr Gabi contratou Dr. Paraná por diversas vezes para defender aqueles que tinham suas terras invadidas e demais questões judiciais. Com isso, foram resolvidas várias demandas, sempre de forma amistosa.
Em resumo: Seo Gabi foi figura notável em sua Região, acolhia todos os moradores com humildade, sendo conselheiro de inúmeros compadres e comadres, que sempre lhe recorriam nas mais diversas demandas. Sua trajetória de trabalho, solidariedade e liderança comunitária, fundamenta a homenagem proposta pelo vereador “Amigo 21”, sendo o nome da Estrada “Bibiano Pereira Leite – Gabi da Rancharia” uma forma legítima de perpetuar sua memória e legado.

#GabidaRancharia