Seção de atalhos e links de acessibilidade

Projeto de Lei que dá o nome de Gabi da Rancharia à importante via no município é aprovado e enviado para sanção do prefeito

Aguardando apenas sanção do prefeito

  • Publicado em 12/08/2025

Fonte: Assessoria

Autor: Assessoria

Imagem Principal da Notícia

Legenda: Projeto de Lei que dá o nome de Gabi da Rancharia à importante via no município é aprovado e enviado para sanção do prefeito

Autor da Foto: Assessoria

O Projeto de Lei de numero 016/2025 que irá imortalizar o nome de Gabi da Rancharia foi aprovado pela Câmara de Nossa Senhora do Livramento/MT na semana passada, dia 5 de agosto. Inclusive, o documento já foi encaminhado para sanção do prefeito municipal, Thiago Almeida (União) que terá prazo de 15 dias úteis para chancelar a propositura de iniciativa do vereador Edmilson Brandão da Silva (União) “Amigo”. O PL recebeu votação máxima, ou seja, “sim” de todos os vereadores que compõem a Casa de Leis.

Entenda

O PL é inédito no quesito de nomes a vias municipais e nomina a estrada vicinal LT-028 como “Estrada Bibiano Pereira Leite, popular Gabi da Rancharia” e dá outras providências.

A estrada é situada na região rural da Morraria, e a partir de agora constará nos registros oficiais do Município, bem como caberá ao Executivo afixar placas indicativas ao longo da via.

A LT-028 é considerada curta, pois possui apenas 28 km de extensão, saindo da BR-070, passando pelas Comunidades de Rancharia, Sêco e Aguada, e concluindo numa bifurcação que dá acesso a Comunidade de Cristal onde passa a receber o nome de LT-039.

Todavia, mesmo com seus 28 km, a estrada é de grande relevância para quem adentra na parte alta do município denominada de Morraria, devido à grande parte de o seu relevo ser formado de altos e baixos. Aliás, a LT-028 e a entrada do Faval levam praticamente à dezenas de importantes comunidades da região, algumas com mais de 150 km de distancia da sede municipal.

Antes da aprovação “Amigo 21” teceu inúmeros elogios ao homenageado

Antes da aprovação do PL, “Amigo 21” - que também preside a Mesa Diretora da Casa, não economizou nas palavras e teceu inúmeros elogios ao saudoso Gabi, fez um pequeno resumo da sua história de vida. “Este foi um grande homem e merecedor desta homenagem!”.

Antes de propor a homenagem, Amigo 21 disse ter feito uma pesquisa para ver a viabilidade do assunto sobre a história de seo Gabi e que de fato se comprovou.

De acordo com o parlamentar, Gabi foi um comerciante de “mão-cheia” que possuiu frota de carroças com as quais abastecia os comércios de Cuiabá, Várzea Grande e Livramento, e daí saiu o apelido de Gabi da Rancharia. Os produtos agrícolas eram oriundos da sua própria terra e alguns adquiridos com vizinhos. Seu comércio local (na própria residência) serviu de entreposto comercial por décadas.

“Seo Gabi se tornou tão influente na política e através de boas amizades e manteve relações comercias com pessoas renomadas no cenário empresarial e político do estado como; Moisés Nadaf, Júlio Domingos de Campos, Gonçalo Botelho, Benedito Monteiro da Silva, José Pires de Miranda, Gonçalo Arruda Fortes, e tantos outros”.

Se isso ainda não bastasse, seo Gabi foi vereador da Câmara de Nossa Senhora do Livramento por duas legislaturas, “e sem receber um centavo e jamais deixar de participar de qualquer evento que visasse promover o bem-estar do povo livramentense e pelo desenvolvimento da região”.

Seo Gabi também foi responsável pelas primeiras aposentadorias rurais de Livramento. Ele levava os vizinhos até Poconé para poder aposentar. Dona Pavita fazia a "matula" para a viagem, para que eles pudessem comer na estrada e também em Poconé.

“Mas teve uma coisa muito mais interessante que soubemos. Seo Gabi interpôs uma ação judicial quando tinha apenas 27 anos, onde questionou a cobrança de impostos aplicados aos pequenos produtores de Livramento”. E não acaba ai; “era conhecido na região da Morraria como excelente conselheiro, razão pela qual muitos moradores o procuravam para resolver seus problemas conjugal e também saber que direção política tomar. Foi ou não foi um grande homem?”, indagou 21 aos pares.

#Vereador21
#GabidaRancharia