Membros da OAB orientam aposentados em Livramento sobre restituição do INSS
Auxílio
Fonte: Assessoria
Autor: Assessoria

Legenda: Durante a abertura do evento, o presidente ressaltou “a grande procura do livramentense por ajuda dessa natureza”.
Autor da Foto: Assessoria
Diante dos possíveis descontos indevidos nos benefícios de aposentados pelo INSS, membros da Comissão de Direitos Previdenciários (CDP) da Ordem dos Advogados do Brasil - subseção Várzea Grande, estiveram na cidade de Nossa Senhora do Livramento/MT, nesta terça-feira (24/6), para orientar sobre os descontos associativos nos benefícios. A ação social aconteceu das 8h ao meio-dia, no plenário da Câmara de Vereadores e atendeu dezenas de aposentados.
A iniciativa foi de encontro com a solicitação do presidente da Câmara, vereador Edmilson Brandão “Amigo 21” (União), à presidente da entidade em Várzea Grande, Dra. Nadielly Garbin, por meio do ofício 72/2025, datado de 11 de junho do corrente ano.
Tudo foi intermediado pela assessora jurídica da Casa Legislativa, Dra. Larissa Laura e se juntaram a ela as advogadas: Maurianne Arruda, Elisa Fernanda e Janaina da vizinha cidade de Poconé, sendo que as três ultimas pertencem a Comissão de Direitos Previdenciários da OAB/VG.
Durante a abertura do evento, o presidente ressaltou “a grande procura do livramentense por ajuda dessa natureza”.
“Vocês vieram em boa hora, pois estamos sendo procurados para intermediar nesse auxílio jurídico”, disse a vereadora Maria Auxiliadora (União).
“De fato estamos sendo cobrados pelos nossos idosos sobre descontos indevidos em seus benefícios previdenciários, claro, que nem todos podem ser originados por fraudes junto ao INSS”, completou vereador Manoelzinho (MDB).
Dona Odete foi uma das atendidas e reclamou sobre valores sendo abatidos sem autorização em sua aposentadoria. Outro aposentado reclamou não saber fazer o uso do telefone para reclamar e ter acesso ao reembolso.
Em resumo, a orientação da OAB foi tranquila e calma, com as devidas orientações para com os aposentados. “E, aquele que foi lesado, tenha a restituição do INSS e não caíam em novos golpes”.
“Nós vimos aqui indagações de todas as naturezas possíveis, mas em sua maioria sobre empréstimos”, destacou a advogada Elisa Fernanda Ramos Salvador que ainda complementou: “Neste caso específico orientamos a procurar o banco por onde provem o benefício para solicitar verificação dos contratos”.
A advogada ainda aproveitou da ocasião para fazer um alerta para a população redobrar os cuidados. “O beneficiário deve ficar atento e entender que qualquer abordagem fora desse canal do INSS, não é oficial”.
Mais Notícias

