Desrespeito

Vereadores constatam lixão e bocas de lobo entupidas após denúncia de morador

18/01/2023 ás 15:29:00

Um relatório está sendo confeccionado pela Câmara e será entregue ao prefeito municipal na próxima semana

Pneus, sofás, roupas, entulhos e restos de animais foram alguns dos itens encontrados depositados a céu aberto à beira da Rodovia MT-060, ao lado do Hipódromo Municipal da cidade de Nossa Senhora do Livramento/MT. Isso foi constatado na manhã desta terça-feira (17/01), pelos vereadores Fernandinho Favall (PSC), Júnior Taques e Oneide Maria do PTB. ‘In loco’ eles averiguaram a denúncia feita por um morador via internet na Ouvidoria da Casa Legislativa livramentense.

Se não bastasse o lixão, os parlamentares também verificaram bocas de lobo entupidas na Rua Ana Feliciana de Oliveira, fato este, que segundo moradores local, vem acumulando águas das chuvas e causando possível inundação das casas e até barracão na região.

De acordo com a vereadora Oneide, um relatório está sendo confeccionado pela Câmara e será entregue ao prefeito municipal na próxima semana, munido de imagens que dão veracidade aos fatos. “Na próxima semana iremos sentar com o prefeito Souza e com o secretário de Obras, Paulo, na busca de uma solução para o problema. ”

“A denúncia procede já que verificamos a veracidade da mesma. O lixão está lá e até num volume grande e com os mais variados tipos de lixos”, destacou o vereador Junior Taques que ainda completou: “Agora vamos passar a situação para o executivo para que providencias imediatas sejam tomadas, assim também como o reparo nas bocas de lobo e até no manilhamento da Rua Ana Feliciana, já uma que moradora também nos garantiu que em dias de chuvas, terrenos e até galpão são inundados. ”

Já o vereador Fernadinho do Faval limitou em apenas dizer “que vamos reunir com prefeito e secretário de Obras para cobrar providências que o caso requer.”

De outro lado, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Livramento, Paulo de Caraca, disse lamentar a falta de consciência das pessoas em relação ao lixo a beira da rodovia. “Não temos equipamentos e sequer espaço adequado para coletarmos e depositamos a variedade de restos ali depositados. Também não temos condições de implantar fiscal 24 horas naquele local. O que precisamos mesmo é melhor consciência das pessoas para o descarte final do seu lixo. Lembramos que frequentemente a prefeitura faz campanha de coleta de trecos e cacarecos e até resto e entulhos e árvores”, lembrou.

Sobre as bocas de lobo e inundação na Rua Ana Feliciana, o secretário respondeu, por telefone, que “as bocas de lobo já foram limpas e desobstruídas, e para resolver o problema da inundação dos terrenos será necessário rebaixar o manilhamento que une a MT-060, e a rua municipal, feita em administrações anteriores”. Contudo, Paulo ressalta que isso só será possível após abertura do orçamento deste ano marcado para depois do dia 23 de janeiro. “Até lá não temos como movimentar recursos para efetuarmos esses tipos de serviços, infelizmente”, declinou Caraca.